Caminhão toco: Conheça todos os detalhes e características

Por: 23/09/2021 1.001 views Nenhum comentário

O caminhão toco (caminhão semipesado) possui quatro pontos de contato com o solo e dois eixos – um eixo dianteiro e um eixo traseiro. Portanto, é chamado de 4×2. O peso total pode chegar a 16 toneladas.

Caminhão toco: Conheça todos os detalhes e características

Caminhão toco Conheça todos os detalhes e características

O toco truck é um modelo bem menor que requer apenas dois eixos e tem um limite de peso que deve ser observado, sendo considerado um modelo básico de médio porte que pode ser utilizado tanto em meio urbano como em viagens.

O caminhão toco 3/4 são caminhões mais compactos, com múltiplos tipos de ferramentas à escolha para facilitar o trabalho dos utilizadores que as escolhem. São veículos econômicos e ideais que circulam nas grandes cidades e canteiros de obras.

Peso e dimensões do caminhão toco

A carroceria do caminhão Toco possui dois eixos, localizados na parte dianteira e traseira do veículo. Seu comprimento pode chegar a 14 metros. Sua capacidade de carga chega a 6.000 quilos (a capacidade é sempre em quilos). O PBT é de 16 toneladas (o peso bruto total é sempre expresso em toneladas).

Possui duas opções:

  • Traseira simples (uma roda de cada lado) com peso total máximo de 12 toneladas
  • Duplo (duas rodas de cada lado) e peso total máximo de 16 toneladas.

O Comitê Nacional de Transportes, ressalta que o peso máximo da carga é de acordo com os eixos de cada caminhão em particular. Isso significa que quanto maior o número de eixos, maior o peso que o caminhão pode suportar no transporte.

Diferença entre toco e trucado:

De maneira geral, a classificação dos caminhões leva em consideração a quantidade de eixos do veículo. Daí a distinção entre modelos de toco e modelos trucados. O eixo também pode variar de acordo com a quantidade de pneus. Um modelo com duas rodas é denominado roda única e um modelo com quatro rodas denomina-se roda dupla.

Caminhão toco

Já a classificação numérica é feita de acordo com a lógica ponto de apoio x ponto de tração: por exemplo, um caminhão 6×2 possui seis pontos de apoio e dois eixos de tração.

Os caminhões “Toco”, também conhecidos como “semi-pesados 4×2”, são os modelos mais simples e geralmente a categoria básica para a maioria dos motoristas de caminhão. Tem dois eixos, um eixo dianteiro e um eixo traseiro, que podem ser eixos simples ou duplos. Seu peso total varia de 3,5 a 16 toneladas e seu comprimento máximo é de 14 metros.

O caminhão “trucado” (ou “caminhão”, “pesado” ou “6×2”) possui um terceiro eixo, localizado na carroceria, atrás do eixo de acionamento, que sai diretamente do motor. Seu objetivo é aumentar a estabilidade do veículo e a capacidade de carga. Nesse modelo, o peso bruto chega a 23 toneladas, o comprimento é igual ao do caminhão toco: 14 metros.

Devido a essas características, o caminhão trucado tem maior estabilidade lateral, menos acidentes e menor risco de ser multado por sobrecarga. Por outro lado, o modelo toco apresenta vantagens em termos de capacidade de rampa, pois em declives concentra a maior parte de seu peso no eixo traseiro, onde fica a tração do veículo.

Carrocerias do caminhão toco:

  • Grade baixa: Ideal para fretes urbanos e cargas secas.
  • Plataforma: Transporte de grandes veículos e máquinas.
  • Baú Sider: Muito indicado para produtos carga seca, a diferença é que a lona pode proteger o material das intempéries.
  • Tanque: Ideal para o transporte de líquidos.
  • Caminhão basculante: Utilizado para transporte de cargas a granel.

De modo geral, carroceria do caminhão toco é pequena, com apenas 2 eixos. Por isso, suporta menos peso. Para transportadoras e empresas autônomas, é importante entender as peculiaridades dos caminhões toco.

Confira também: Conheça os 3 caminhões mais potentes de todos os tempos


Deixe seu comentário