Caminhão baú pequeno vantagens do caminhão de carga leve

Por: 24/09/2021 1.046 views Nenhum comentário

Ao longo dos anos o caminhão baú pequeno dobrou suas vendas, por ser um caminhão de carga leve, o mesmo passou a ser escolhido por suas vantagens e facilidade de uso em centros urbanos, hoje conferimos as vantagens do caminhão baú pequeno para transportes e mudanças de carga leve.

Caminhão baú pequeno vantagens do caminhão de carga leve

Caminhão baú pequeno

Vantagens e CNH necessária

Os caminhões que participam do segmento leve são mais comumente usados ​​para distribuição urbana por atenderem às restrições de tráfego, também conhecidas como VUC. É o terceiro segmento de mercado mais importante, respondendo por 21% das vendas, atrás apenas de veículos pesados ​​e semipesados.

No Brasil, os motoristas com carteira de habilitação classe B podem dirigir veículos de carga com peso total não superior a 3.500 kg.

Outra vantagem desses modelos é que são tecnicamente equivalentes aos carros, por exemplo, no pedágio, você paga o valor do carro em vez de cobrar dos outros caminhões o valor de cada eixo.

Observe que para usar um caminhão classe B, sua carteira de motorista deve incluir a nota EAR. Para tanto, é necessário fazer o exame de psicologia no Detran e pagar a taxa, que pode variar de estado para estado.

Caminhão baú pequeno vantagens do caminhão de carga leve

Caminhão baú pequeno: O que você deve considerar

Mesmo com a configuração mais básica, os caminhões leves variam muito em preço, economia de combustível, conforto, desempenho, segurança e confiabilidade. Alguns desses fatores podem estar inter-relacionados e importantes ao escolher:

Peso e economia de combustível: 

Andam de mãos dadas. Caminhões leves consomem menos. Caminhões maiores consomem mais e, mesmo tendo motores mais potentes, perdem potência devido ao peso que deve ser movimentado.

Necessidade e exagero: 

Resista ao impulso de exagerar. Embora possa ser tentador adicionar mais carga, capacidade e tração, você pagará um preço alto por isso.

Carroceria aberta x fechada: 

Carroceria aberta é usado para transportar grandes aparelhos, grandes peças de móveis, ferramentas ou equipamentos, motocicletas e bens que são usados ​​apenas ao ar livre, como lascas de madeira, fezes e lixo. Para armários, o uso ideal é para movimentar eletrodomésticos, móveis a granel, ferramentas ou equipamentos, motocicletas e aparas de madeira, fezes e lixo são apenas para uso ao ar livre. Para carroceria fechada, o uso ideal é no manuseio de pequenos e médios eletrodomésticos e encomendas, alimentos (com ou sem refrigeração), cargas sensíveis ao tempo (papel, tecido, revistas, etc.) e cargas que requeiram proteção física.

Opções de carroceria de fábrica: 

Quando a carroceria sai de fábrica ou é instalada por montadora autorizada, você garante que toda fiação, montagem, parafusos e posicionamento serão realizados de acordo com os itens exigidos pelo veículo, dando um maior serviço e peças de instalação garantida.

Tração nas rodas: 

Dependendo do terreno em que o caminhão está dirigindo, pode ser necessário escolher um veículo com tração 2WD, 4WD ou AWD.

Organização, privacidade e mudanças no clima

Quando se trata de mudanças ou viagens, existem alguns fatores que devem ser levados em conta.

Mudanças no clima: 

Você pode imaginar perder a maioria das mudanças devido à chuva, como móveis, roupas e eletrônicos? Os imprevistos acontecem por este motivo, caminhões fechados também podem proteger seus pertences pessoais contra poeira e vento, evitando assim outros tipos de danos.

Privacidade: 

Poucas pessoas pensam assim, mas caminhões baú pequenos oferecem mais privacidade ao viajar de sua antiga casa para um novo endereço. Na verdade, ninguém precisa saber o que você traz para sua nova casa.

Organização: 

Um detalhe muito comum em mudanças que não utilizam caminhões fechados é a confusão. Como não há limitação de espaço vertical, as pessoas vão acabar colocando os móveis no lugar errado, podendo até causar acidentes no caminho. No caminhão, por estar totalmente fechado, há restrições de segurança sobre o que pode e o que não pode ser transportado.

Caminhões pequenos que podem ser dirigidos com CNH classe “B”

Caminhões pequenos que podem ser dirigidos com CNH classe “B”

  • Volkswagen Delivery Express
  • Hyundai HR
  • Iveco Daily City (30-130)
  • Renault Master
  • Foton Minitruck 3.5-14 ST
  • Kia Bongo K 2500
  • Fiat Ducato

Fabricantes tradicionais caminhão baú pequeno

Entre os fabricantes tradicionais, os destaques desse segmento são Mercedes-Benz Sprinter, Mercedes-Benz Accelo 815, Renault Master, Iveco Daily, Ford Transit, Volkswagen 5150, Ford Cargo 816, Agrale 6500, Kia Bongo, Hyundai HR e Hyundai HD78, para exemplo.

Há também alguns novos modelos de marcas que chegaram recentemente ao país, como JAC T140, Effa JBC, Effa JMC N601 / 900 e Foton Aumark 3.50 / 6.50 / 8.60.

A Volkswagen afirma que o Delivery 11.180 é um dos veículos leves mais vendidos. Porém, de acordo com a Anfavea (associação que representa os fabricantes), como seu PBT homologado pesa 10.700 kg, a classificação correta vale para caminhões comuns.

Veja também:

Caminhão toco: Conheça todos os detalhes e características

Principais motivos para ter seguro de carro


Deixe seu comentário